Como Jogar Xadrez


Movimento das peças


Rei - Já que o objetivo do jogo é prendê-lo, não seria coerente ele ficar movimentando com freqüência. Por isso seus movimentos são tão limitados.
Por ele ser o rei, tem o livre-arbítrio de mover para todos os lados, com a seguinte limitação: apenas de uma em uma casa de cada vez.

Movimento do Rei
Dama - Também conhecida pelos amadores por rainha, é a peça mais poderosa do jogo de xadrez. Por ter um raio de ação muito grande, com ela você pode mover nas horizontais, verticais ou diagonais, semelhante aos movimentos do rei, com a diferença de poder mover quantas casas desejar!

Movimento da dama

Dica: a dama tem os mesmos movimentos da torre e bispo em uma só peça.

Torre - Antigamente era usada como arma de guerra. Subiam nela soldados armados para poder observar com segurança quando houvesse aproximação de tropas inimigas. Essas torres eram móveis, porém muito pesadas, tendo que ser movimentadas somente em linha reta, pois possuía rodas que poderiam ser quebradas se empurrada em diagonal, além da facilidade de tombá-la.

Movimento da Torre
Por tudo isso a torre anda somente pelas horizontais e verticais quantas casa tiver à disposição.

Bispo - Representa a religião do reino. Alguns historiadores contam que antigamente ao invés de bispo, curiosamente, essa figura era representada no "jogo dos reis" através do elefante, que na Índia é sagrado e aclamado com veneração religiosa.

Movimento do Bispo
Obs: no jogo de xadrez existem dois bispos no início de cada partida, um fica na casa branca (mais clara) e o outro na casa preta (mais escura); podendo cada um andar quantas casa dispuser, contando que não saia da diagonal de sua cor e não utilize duas diagonais em um só movimento.
Dica: os bispos fazem o movimento contrário ao das torres.

Cavalo - Representa os cavaleiros do rei, que conseqüentemente eram os mais bem treinados soldados da guarda real. O cavalo anda somente em "L" de quatro casas. Contando a casa em que está como 1, a seguinte 2, a outra como 3, forma-se uma reta e então é só virar para a direita ou esquerda completando a 4ª casa e automaticamente o lance estará completo.

Movimento do Peão 

Dica: o cavalo é a única peça que salta sobre as outras.

Peão - O peão nada mais é que um soldado do rei. Tendo por objetivo a promoção e a defesa de seu superior.
O peão movimenta-se de uma em uma casa sempre para frente, sendo que se estiver em sua casa inicial poderá andar duas casas de uma só vez.Dica: o peão é a única peça que captura de maneira diferente da qual se move, ou seja, anda para frente, mas captura na diagonal no raio de uma casa.

 Movimento do peão   tomada do peão

 Pronto, agora que já sabemos todos os movimentos das peças, vamos para a colocação inicial do tabuleiro e das peças.


O tabuleiro e as peças


Tabuleiro de Xadrez - posição inicial
Dica: o tabuleiro de xadrez não pode ser colocado de qualquer maneira. A regra diz o seguinte: a casa de cor branca (a mais clara) deve ficar sempre do lado direito.
Você que está aprendendo, agora vamos montar as peças no tabuleiro. Utilizando a primeira fileira do tabuleiro, faça o seguinte:

1º passo - Pegue as duas torres de mesma cor e coloque uma em cada canto do tabuleiro.
2º passo - Pegue os dois cavalos de mesma cor e coloque um do lado de uma torre e o outro da outra torre.
3º passo - Pegue os dois bispos de mesma cor e coloque uma do lado de um cavalo e o outro do outro cavalo.
4º passo - Agora que sobrarm duas casas, é fácil. Se a dama for de cor branca ficará na casa branca e se for de cor preta ficará na casa preta.
5º passo - Já o rei, será colocado na casa que sobrar dessa fileira.
6º e último passo - Os peões visam a defesa das peças maiores, portanto existe em maior quantidade sendo que cada um fica na frente de cada peça, completando a segunda fileira do tabuleiro.

Xeque e xeque-mate


Pronto, agora que já conhece todos movimentos precisa fixar bem o objetivo do jogo.

Xeque: é quando o rei encontra-se ameaçado, mas existe a possibilidade de defender-se.
Existem três opções para defender o rei no caso de xeque. São elas:

Xeque - Fugir com o ReiColocar uma peça na frente











Tomar a peça que dá o xeque

Xeque-mate: é quando o rei está ameaçado e não existe nenhuma das três defesas acima. Ocasionando o término da partida!

Movimentos excepcionais


Promoção: é quando o peão atinge a 8ª horizontal, visto que ele não pode voltar e cumpriu seu objetivo que era chegar ao fim da linha (conhecendo, invadindo, atacando e mapeando o território inimigo!), então ele automaticamente será promovido a outra peça para poder voltar. A peça a ser escolhida fica a seu critério: dama, torre, bispo ou cavalo.

Roque : é um movimento combinado de rei e torre, que vale por uma só jogada que tem por objetivo a segurança do rei e uma maior mobilidade para a torre pelas colunas centrais.
Quando não se pode fazer o roque:
1. Se já tiver movimentado o rei ou a torre do lado em que deseja fazer o roque.
2. Se tiver em xeque ou for ficar depois de completar o movimento "roque".
3. Se passar com o rei por casa atacada no momento do movimento.

Antes do roque pequeno branco; antes do roque grande pretoDepois do roque pequeno branco; depois do roque grande preto




Tomar peão En passant
En passant: acontece quando um peão está na 5ª casa e o peão adversário em sua casa inicial. Quando este avançar duas casas e ficar ao lado dará a oportunidade ao adversário de tomar este peão, como se ele tivesse caminhado apenas uma.

Tente acompanhar pelo exemplo do diagrama ao lado:
Observe que o peão branco encontra- se na 5ª casa. O peão que estava na casa inicial andou duas. Então o condutor das brancas optou em tomar "en passant". Nesse caso pode tomar o peão como se ele tivesse caminhado apenas uma.
Dica: esse movimento pode ser feito por qualquer dos peões, mas é somente válido no instante do lance.



Afogamento

Esse tipo de posição que requer bastante atenção em virtude de seu aparecimento com freqüência em partidas de iniciantes, gerando dúvida comum sobre situação.
Afogamento é aquela posição que o rei não está em xeque e não tem casa para mover ou qualquer outro movimento possível para fazer. Quando esse fato acontece de não ter nenhum movimento possível, sendo a vez de jogar, a partida é declarada empatada.
Veja esses dois exemplos:Afogamento XadrezAfogamento xadrez


Observe que em ambos os casos o rei preto não tem lugar para mover, mas não está obrigado a jogar, pois não se encontra em xeque. O interessante é que as pretas têm a vez de jogar, mas não têm nenhuma jogada possível para fazer, empatando a partida por "afogamento".
Agora que já conhece as regras básicas do jogo de xadrez, o que esta esperando para começar a praticar?!


Fonte: Danilo Epitácio - Clube de Xadrez
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