Pular
amarelinha é uma brincadeira que estimula a criança a ter noções dos
números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número
dez, além de
estimular à habilidade do equilíbrio, pois as crianças nas áreas que não
existem
associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças
apenas
podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e
Céu podem e devem colocar os dois pés.
Como funciona
Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro. O trajeto pode ter formas diversas.
Regras:
- Cada jogador precisa de uma pedrinha.
- Quem for começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu.
- Só pode por um pé em cada casa de cada vez.
- Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão)
- A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
Perde a vez quem:
- Pisar nas linhas do jogo
- Pisar na casa onde está a pedrinha
- Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
- Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
- Ganha quem pular todas as casas primeiro.
Atenção:
Quem conseguir passar por todas as casas
vai até o céu, fica de costas e atira a pedrinha. Depois, escreve seu
nome na casa onde ela caiu. Os demais não poderão pisar na casa marcada,
mas o dono poderá até colocar os dois pés sobre ela. Se a pedra cair
fora do jogo, ele não marca nada. Vence quem conseguir mais casas.