Telefone de Copos


Aprenda a fazer um telefone de copos 


Você já parou para pensar com o som se propaga



O som que ouvimos são vibrações que se transmitem pelo ar ou outros meios materiais, as ondas sonoras se formam quando há alguma pertubação física que distribua parte da energia em ondas, vamos descomplicar , imagine uma pessoa martelando um prego em uma medeira, ela faz força para que o martelo  empurre o prego ao bater (esta é a pertubação física), o prego recebe toda a força acumulada no martelo (energia) a força aplicada sobre o prego é maior que a resistência da madeira e o prego entra na madeira. Parte da força é refletida pela madeira e volta ao prego, do prego volta ao martelo e encontra a resistência do martelo, assim esta energia se desloca para o ar onde a resistência é menor gerando vibrações que se deslocam em ondas e as percebemos quando chegam em nossos ouvidos

Que tal fazermos uma experiência que simula o telefone?
MATERIAL
1. Dois copos descartáveis
2. Barbante
3. Dois clipes
4. Lápis
COMO FAZER
1. Faça um furo com o lápis no fundo do copo.
2. Passe a ponta do barbante pelo fundo do copo e, na seqüência, amarre o clipe na ponta do barbante que está dentro do copo.
3. Repita todo o procedimento na outra ponta do barbante.
4. Chame um amigo, peça para ele colocar um dos copos no ouvido e depois estique o barbante e comece a falar do outro lado.
O QUE ACONTECE
Sua voz passa pelo barbante, dando para falar como se fosse um telefone.
POR QUE ACONTECE?
Porque quando falamos o ar vibra, fazendo o fundo do copo também vibrar. Essas vibrações são transmitidas pelo barbante até chegar no fundo do outro copo, que provoca uma vibração do ar ao seu redor, isso produz o som que escutamos. Para transmitir essas vibrações o barbante precisa ficar bem esticado.